Como encerrar uma conversa com o cliente

    Eu tenho esse link guardado faz mais de um ano, e finalmente eu decidi tirar um tempo para ler. Embora eu ainda não trabalhe como um freelancer na maior parte do tempo, eu tenho alguns contatos que recorrem aos meus serviços em contratos de tempo limitado. E no geral, esse post oferece uma coisa importante sobre a comunicação com os clientes e princialmente no "Como encerrar cada etapa da comunicação." O artigo escrito por Robert Williams oferece algumas dicas de como encerrar um e-mail que você vai enviar para um cliente, ele aponta que muitos concluem com a seguinte frase:


"Me diga como posso ajudá-lo..."  <- essa pessoa, não seja essa pessoa

    Foi nesse ponto que entendi e segundos depois vi que ele diz a mesma coisa: Como você espera que o cliente lhe diga o que fazer quando ele está lhe pagando justamente pra isso. OK, isso não se aplica a todos os casos ou à todos momentos da comunicação e das negociações. Mas pra mim esse é o ponto mais importante do artigo, até porque COMO você vai fazer isso vai variar de acordo com a situação. Se o cliente lhe contrata para tratar de um assunto da sua área de domínio, é sua responsabilidade guiá-lo por todas as etapas, oferecer a melhor opção e algumas opções secundárias se for o caso.

    "Se o cliente lhe trouxe o problema, retorne para ele uma solução com um próximo passo claro."

   Agora se você ler sobre como fazer isso no e-mail, eu recomendo que leia o artigo de Robert.


Comunicação. Quanto mais você assiste esse gif mais estranho ele fica.


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