App Chines que combina Facebok, Amazon, Twitter, Olx e muito mais!

    Em meados da década de 70 o Brasil fechou as portas para tecnologia estrangeira com a Política Nacional de Informática que tinha como objetivo reservar o mercado para empresas nacionais. O resultado foi um atraso absurdo na industria e tecnologia do País.

   Hoje em dia a china faz algo parecido, a Internet lá é mais o que podemos chamar de Intranet, já que através de firewalls e outras barreiras as pessoas não conseguem acessar sites como Facebook, Google, Twitter e Youtube.

    Essa grande muralha fez com que a China precisasse desenvolver imitações de aplicativos que se tornaram empresas monstruosas. Para o Google temos o Baidu, para o Youtube o Youku, Twitter tem o Sina Weibo.

    Curiosamente esse isolamento criou monstros que cresceram em qualidade e funcionalidades que hoje em dia os aplicativos do lado de cá da muralha tentam imitar, o maior exemplo disso é o Wechat, que por falta de uma palavra melhor podemos chamar de Superapp. É um canivete Suiço, que faz basicamente tudo!



    Equivalente ao WhatsApp, Facebook, Skype, 99 Taxi, Mercado Livre, Tinder, Instagram, Mercado Pago... E funcionalidades que nem temos ainda! Tem sistema hospitalar completo com agendamento de consultas, serviços de investimento, até mesmo mapas de calor que mostram quão cheio estão os lugares e a lista continua para sempre.

    Só que não é a variedade que torna o Wechat tão poderoso, mas é que é tudo isso está em umaplicativo. Imagine que João contrata um banho para o pet dele em domicílio (através do app), e em algumas horas um cara chega na casa dele com xampu e secador. No mesmo app, João posta a foto do cãozinho limpo e macio, avalia e ainda paga pelo serviço do cara. Enquanto isso Maria no trabalho dela, vê a foto, curte e já contrata o serviço para o poodle dela, no mesmo app Maria marca com a amiga num restaurante legal, já faz o pedido para o pessoal do restaurante e a amiga dela paga pelo Taxi. Quando elas chegam no restaurante o app avisa para a cozinha que elas chegaram, o pedido delas é exibido na TV do restaurante  (com uma foto dela) e a comida é servida. E Maria ainda consegue transferir dinheiro para amiga com quem rachou Taxi.

   Ufa...

   Ninguém nesse processo de contratação de serviço, transferência de dinheiro, cardápio da lanchonete, taxi, etc... Saiu do aplicativo. TUDO isso EM UM só aplicativo.

    Na China essa rede tem 700 milhões de pessoas. Parece incrível né?! Bem... tudo tem seu lado obscuro. Pelo fato de concentrarem tantos dados, o Wechat consegue saber:
  • Sobre o que você fala
  • Com quem você fala
  • O que você lê
  • Onde você vai
  • Porque vai lá
  • Quem está lá
  • Como você gasta seu dinheiro online
  • Como você gasta seu dinheiro offline
  •  E continua... para sempre!
    Para anunciantes isso é o paraíso, é o equivalente dos dados do Facebook, Amazon, Google e Mercado Pago, Paypal, combinados. Tudo em um só lugar. Agora... essa e outras empresas são obrigadas a compartilhar todos esses dados com o Governo Chinês que já tem um certo histórico com violação dos direitos humanos.

    E é exatamente esse monopólio que as empresas do lado de cá da muralha querem conseguir. Só que imagine um mundo onde todos os dados são concentrados nas mãos de poucos? Onde uma empresa pode saber tudo o que você faz, cada movimento e sentimento seu. 



   Bom, esse texto foi uma forma de transcrever o conteúdo do vídeo, muita coisa eu não traduzi literalmente, coloquei minha opinião claro e tentei colocar em termos e apps mais familiares aos brasileiros.

    Se você não consegue imaginar como será um mundo assim recomendo que assista Black Mirror.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ler cada linha de um arquivo no Powershell

Uma série sobre Python - Ambiente de desenvolvimento

Wagtail CMS para construção de sites - Apresentação